A estreia da segunda temporada do ‘Top Chef’ agitou a noite da Record. Mas como todo reality, o episódio foi marcado pela primeira eliminação do programa. Apesar de ter agradado os jurados na ‘Prova de Fogo’, Matheus Emerick acabou sendo o primeiro participante a deixar a competição.

Matheus, de 27 anos, é de Florianópolis, Santa Catarina, mas ganhou experiência gastronômica  em São Paulo no Restaurante Mani. Ele  já participou de eventos com os chefs Joan Rocca (el Celler), Gaggan Anand, Helena Rizzo e Daniel Redondo. Atualmente, é sócio do restaurante Lūdum, em Florianópolis. Além disso, presta consultoria e oferece menu degustação em sua casa.

Logo no primeiro episódio, gravado antes da pandemia do novo coronavírus,  os 14 competidores começaram a disputa em um dos cartões postais de São Paulo: Mercado Municipal, na região central da cidade. O local serve de inspiração para várias receitas e combinações de sabores, aromas e pratos por causa de sua oferta infinita de produtos.

Na estreia, a grande novidade foi a ‘Faca de Ouro’. A cada episódio, o chef que tiver o melhor prato da Prova de Eliminação vai ganhar o poder especial, que terá sua função revelada somente no próximo episódio, podendo ser uma vantagem para o competidor ou uma maneira de atrapalhar um outro participante.

Com cindo episódios gravados antes da pandemia, o programa retoma as gravações no próximo dia 25 com todos os protocolos necessários diante da atual situação do mundo. O reality culinário apresentado por Felipe Bronze vai contar com 12 episódios, exibidos sempre as quartas-feiras.