O americano Charlie Puth ficou conhecido internacionalmente em 2015 como compositor, produtor e vocalista do single “See You Again”, de Wiz Khalifa, artista três vezes vencedor GRAMMY Awards e Golden Globe. Um dos principais lançamentos do pop da década passada, a música liderou a Billboard Hot 100 por 12 semanas, tornando-se a faixa mais vendida daquele ano, com certificação RIAA de diamante. No YouTube, “See You Again” soma mais de 4,6 bilhões de visualizações.

Na sequência, o cantor, compositor e produtor de 28 anos lançou vários outros sucessos, como “We Don’t Talk Anymore” (com Selena Gomez), “One Call Away” (ambos platina quádrupla), “Marvin Gaye” (platina tripla), além de “Attention”, “Dangerously” e continuou registrando números superlativos nas plataformas digitais.

Ontem, 25, Charlie Puth subiu no ambiente online o primeiro single solo deste novo ano, “em celebração à chegada do verão no Hemisfério Norte”, como ele diz — “Girlfriend”, já disponível em todas as plataformas digitais pela Atlantic/ Rumson Records, com distribuição por aqui pela Warner Music. A faixa é marcada pelo ritmo contagiante, com muitos grooves, e pelo falsete de Puth, sua assinatura vocal. “Girlfriend” foi produzida pelo artista e co-escrita ao lado do colaborador de longa data J Kash, (“Attention”, “How Long”, “The Way I Am”).

“Eu sou muito ruim em me comunicar, então, na maioria das vezes, apenas expresso meus sentimentos por meio da minha música — e ‘Girlfriend’ é um exemplo disso. A faixa é sobre ser persistente e deixar alguém saber que seus sentimentos por esta pessoa não vão simplesmente desaparecer. Ao invés disso, eles estarão sempre lá e você não vai poder dormir tranquilo até que tenha aquela pessoa todos os dias a seu lado”, comenta Puth. “Mas é realmente intenso dizer tudo isso em voz alta, então, eu apenas coloquei tudo em uma música para deixar um pouco mais fácil para mim”.

“Girlfriend” chega depois da presença do artista em “Summer Feelings”, de Lennon Stella, para o projeto “SCOOB! The Album”, do remix de “I Hope”, de Gabby Barrett, e do trio de faixas “viciantes” lançadas em 2019 — “I Warned Myself”, “Mother” e “Cheating On You”, que juntas acumulam cerca de 250 milhões de reproduções ao redor do mundo e mais de 65 milhões de plays nos clipes. Também no ano passado, o artista co-escreveu “Small Talk” e “Harleys In Hawaii”, com Katy Perry, e “Easier”, gravada pelo 5 Seconds Of Summer.

Ouça “Girlfriend”, novo single de Charlie Puth: